Nossa
missão é
somar sempre

Como fazer prospecção de clientes

Você pode trabalhar ao máximo na sua empresa, porém, se os compradores não aparecerem, fica difícil manter os negócios funcionando, não é mesmo? Por experiência própria, eu, Adolfo, sei que chamar atenção do público para sua empresa requer esforços e algumas técnicas. Depois de muito trabalho árduo, cheguei em alguns passos essenciais para fazer prospecção de clientes.

Você pode trabalhar ao máximo na sua empresa, porém, se os compradores não aparecerem, fica difícil manter os negócios funcionando, não é mesmo? Por experiência própria, eu, Adolfo, sei que chamar atenção do público para sua empresa requer esforços e algumas técnicas. Depois de muito trabalho árduo, cheguei em alguns passos essenciais para fazer prospecção de clientes.

Captar clientes é um desafio. Precisei de muitas pesquisas e muito tempo para descobrir que não existe fórmula mágica. É necessário combinar diversas ações e se planejar para conseguir. Mas, como quero que você também tenha sucesso, vou ensinar a você o que é preciso para chamar a atenção dos compradores.

Para ajudar você a conquistar novos compradores fiéis, vou compartilhar essas informações com você — preparei uma lista com tudo abaixo, dá uma olhada! Confie em mim: seguindo esses esforços com aplicação, logo logo você vai aumentar suas vendas. Vamos para nossa lista!

1. Conheça o mercado

Você deve estar pensando: “Adolfo, eu já li tudo sobre o mercado, como isso vai ajudar a minha empresa?”. Meu amigo, se você já sabe tudo, precisa saber ainda mais. Isso é preciso porque as demandas e a procura mudam a todo momento.

Então, é preciso compreender qual é a necessidade do cliente naquele nicho e, de alguma forma, supri-la. Durante esse caminho, você vai ver o que a concorrência já está fazendo e o que você pode oferecer de diferente para chamar a atenção dos consumidores.

Outro ponto importante é que nessa análise você vai observar os preços dos concorrentes. Sim, é isso mesmo! O objetivo é conhecer os valores praticados e, a partir daí, entender se quer se destacar com preços chamativos ou se deve agregar valor com produtos especiais.

A análise S.W.O.T é uma ferramenta simples e essencial para te ajudar na análise do mercado alvo. Com ela você consegue comparar os ambientes internos e externos que estão diretamente ligados a sua empresa, além de entender as forças e fraquezas que o seu negócio tem frente ao mercado que está inserido.

2. Entenda o perfil dos seus clientes

Agora vou contar para você uma verdade dura das vendas: você não vai prospectar novos clientes se não souber qual é seu público-alvo. O que eu quero dizer por aqui é que, se você não focar em potenciais compradores, seu trabalho vai ser bem mais difícil.

Por isso, é fundamental delimitar o perfil dos seus clientes, ou seja, listar características em comum que seus compradores atuais têm. Ao definir uma “persona” — de quem estamos em busca —, podemos traçar meios mais eficientes de buscar e conquistar esses clientes.

Por exemplo, se notar que o seu produto é mais consumido por empresários de meia-idade, não faz sentido anunciar em canais como o Instagram. Propagandas por e-mail ou ligações para empresas tendem a ter mais resultado, pois alcançam esse tipo de cliente com mais eficiência.

3. Aplique diversas técnicas para prospecção de novos clientes

Usar um único método e esperar prospectar novos clientes é uma grande ilusão, meu amigo. Ao fazer isso, você deixa de lado uma grande parcela de consumidores potenciais. Então, conheça diversos meios para realizar a promoção da marca e utilize uma combinação de todos eles. Vou citar para você os melhores deles nos próximos tópicos, tudo bem?

Mas a ideia por trás dessa dica é que você deve combinar esforços. Os clientes atuais buscam por negócios que tenham atendimento omnichannel, ou seja, que atendam ao mesmo tempo em diferentes canais de comunicação. Essa palavrinha estranha significa que o público não quer sentir a diferença entre seus canais virtuais e físicos e quer sua presença em todas as plataformas.

4. Use marketing de conteúdo

Existem muitas novas técnicas usadas pelo marketing que ajudam as empresas a impulsionar a captação de clientes. E, quando elas funcionam, nós precisamos conhecê-las e aplicá-las em nosso negócio, não é?

Uma tática que tem ajudado a conseguir muitas visitas e novos clientes de todos os lugares é o marketing de conteúdo. Basicamente, você disponibiliza conteúdos online que podem ser atrativos para suas personas. Então, elas acessam suas mídias e passam a frequenta-las. Assim, você pode oferecer produtos ou captar dados de pessoas que precisam, de alguma forma, do que você vende.

5. Explore as redes sociais

Meu amigo, a verdade é que estamos em uma época em que todas as empresas precisam ter presença digital e desfrutar da tecnologia. Você pode espernear, dizer que não é bem assim, mas as redes sociais são ferramentas incríveis para se promover e ser encontrado.

Muitos clientes buscam nas redes sociais por um serviço ou produto específico e, então, escolhem uma das empresas na lista para contactar. Além disso, as curtidas e compartilhamentos espalham o nome da sua marca para diversas pessoas diferentes.

Para alguns dos novos consumidores, se eles não podem encontrar seu negócio virtualmente, é como se ele não existisse. Além disso, a maioria prefere entrar em contato por aplicativos de mensagens oferecidos nessas redes. Então, use isso o seu favor!

6. Faça networking

Muitos empresários se esquecem desse aspecto em seu empreendimento. Eles focam tanto na própria operação que se esquecem de que existe todo um mercado movimentando a área todos os dias.

Frequentar feiras do seu nicho e manter contato com parceiros, fornecedores e clientes fiéis faz parte da prospecção de clientes. Cada contato tem outros contatos, com os quais pode falar sobre você e indicar seu produto ou serviço. Nesse sentido, você conhece as tendências, o que vai mudar e o que está funcionando na sua área. Por isso, faça e mantenha contatos!

7. Estruture um plano junto aos vendedores

Bom, agora que você já identificou a maioria dos pontos importantes, deve traçar um plano que envolva toda a equipe de vendas. Nesse processo, todos precisam estar sincronizados, com informações e um plano de ação.

Confie em mim: não adianta nada ter aplicado todos esses esforços se não direciona-los corretamente. Então, o que quero que aprenda aqui é usar tudo que foi levantado para delimitar um plano de ações.

Então, defina quais serão as táticas da empresa, quais características dos produtos ou serviços vão ser exploradas, em qual público você vai investir tempo e recurso — tudo isso precisa estar descrito e controlado por metas.

8. Encante seus clientes atuais

O boca a boca é o estilo de marketing mais antigo que existe — e acredite: ele funciona! Um cliente satisfeito vai promover o nome da sua marca para todos aqueles que ele conhece. Geralmente, as pessoas próximas confiam na opinião de seus amigos, parentes e parceiros.

Então, ao fazer um bom trabalho de atendimento aos seus atuais compradores e aplicar esforços em pós-venda, eles, com certeza, vão falar bem de você e, melhor ainda, vão fazer propaganda gratuita da sua marca!

Aprendeu como fazer prospecção de novos clientes? É claro que esse é um processo longo, árduo e que exige atendimento multicanal para alcançar e conquistar consumidores. Mas em toda a minha jornada, descobri que, sem seguir esses 8 passos, torna-se praticamente impossível. Então, utilize minha sabedoria de quem já quebrou muito a cara nesse mundo dos negócios para impulsionar o seu sucesso. Com técnicas específicas, é possível ampliar as vendas e aumentar a cartela de clientes!

Você tem mais alguma prática importante que utiliza na hora da prospecção de vendas? Se tiver alguma dica valiosa, que pode vir a ajudar outros empreendedores, por favor, comente abaixo a sua experiencia!

E, se este post ajudou você a pensar em como prospectar clientes, compartilhe essas dicas em suas redes sociais para que seus amigos e parceiros também potencializem os negócios!